segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Deus Apolo

Como pode ser percebido pelo nome do blog, é claro que falariamos sobre o Deus Apolo.
Deus do sol e patrono da verdade, do tiro com arco, da música, da medicina e da profecia, foi o mais majestoso dos Olímpicos. Grande curador e médico, pai de Esculápio. Deus da harmonia e da música apaziguante. Comanda as Musas.Deus da profecia, inspira as Sibilas e Pitonisas, em Delos, Tênedos, Claros, Pátara, Cumas, e outros lugares importantes. É representado com raios ao redor da cabeça, e percorrendo o zodíaco num carro puxado por quatro cavalos brancos.
Irmão gêmeo de Artemis, é retratado principalmente como um belo arqueiro de cabelos dourados.
Além de ser bastante ligado às artes, Apolo era o patrono das ciências. Seus símbolos são a lira, arco e flecha e o golfinho. Apolo significa para o consulente carisma, inteligência, harmonia, intuição, habilidade para as artes e músicas, bom gosto para estética, generosidade e simplicidade. Pode significar ainda aptidão para adivinhação e profetização.

Qual a relação entre os elementos estudados até o momento (mito, religião, filosofia, ciência e senso comum)? Há pontos em comum entre eles? Quais?

 Existe uma relação entre o mito, a filosofia, a religião, a ciência e o senso comum, e essa relação, de forma mais clara, é de se "conhecer" o mundo. A curiosidade e os constantes "por ques", levaram os homens a obterem várias crenças diferentes, entretanto todas tendo um mesmo motivo, que é de conhecer, explicar, desvendar e atribuir um sentido a todas as coisas.

No mito e na religião, por exemplo, a explicação das coisas parte das ações de entidades sobrenaturais (Deuses, criaturas, personagens, etc.).
Na ciência a explicação fica por conta dos fatos e da comprovação dos mesmos através de experimentos.
O senso comum é baseado na opinião, são as crenças tradicionais do ser humano ou aquilo em que a maioria acredita.
A filosofia busca usar o pensamento e o saber em benefício do homem, sendo a "matéria mãe" de todas as outras. Entretanto, a filosofia vai além da ciência e busca debater assuntos que não estão abertos aos métodos científicos como a vida, a morte, a liberdade, etc.

O pensamento mitológico pode ser explicado cientificamente?

Pode sim, ser explicado cientificamente, porque as pessoas são "programadas" para questionarem as coisas, e por isso que foram criados os mitos, para tentarem suprir a necessidade do saber do ser humano.

Nos dias atuais, as pessoas ainda possuem concepções mitológicas? Dê exemplos.

Possuem sim, e isso pode ser visto até mesmo na cultura brasileira, como no folclore, que também é um conjunto de mitos, mas que é um pouco variado da cultura grega, sendo adaptado a cultura brasileira.

O que é o Khaos para os gregos?

Para os gregos, Khaos foi a primeira divindade a existir, sendo assim o mais velho dos deuses. É o pai da Noite e da Escuridão, de quem foram nascendo muitas outras divindades.

Qual a influência da mitologia grega na cultura ocidental?

A influência da mitologia grega no ocidente se deu, primeiramente, ao domínio da mesma em seus arredores, como em Roma. Assim, a mitologia grega passou a exercer influência no ocidente graças a arte, a escultura, a literatura, a arquitetura da Grécia Antiga e, também, através da "divulgação" da cultura grega que inspirou milhares de artistas a fazerem obras baseados na mesma.

Quais são os principais elementos ("personagens") da mitologia grega?

Na mitologia, alguns elementos são os mais importantes; entre eles estão:
-As Origens (Caos, Érebo, Éter, Gaia, Tártaro, Urano....etc)
-Os Deuses (Zeus, Hera, Apolo o//, Artemis, Héstia, Afrodite, Hefesto, Dioniso, Poseidon, Atena, Deméter, Ares, Hermes e outros deuses menores)
-Monstros, Gigantes, Titãs.....
-Heróis (Hércules, Aquiles, Heitor, Herácles....etc)

Defina o que é a mitologia grega. Qual a sua especificidade?

 A mitologia grega é o estudo dos conjuntos de mitos, e de suas relações com os povos,e é também uma forma de compreender os indivíduos e a sociedade daquela época, de modo que sejam estudados até hoje por sua antiga cultura.

Qual a importância dessa forma de pensar com a filosofia?

Essa forma de pensamento e crença foi muito importante para o surgimento da filosofia e da constante busca pela explicação de todas as coisas, atribuíndo ao homem uma maior capacidade intelectual, a inteligência. O mito contribuíu para o surgimento da filosofia e, a mesma, contribuiu para o surgimento da matemática, história, física e as demais matéria hoje existentes.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que é mito?

Mitos são aquelas história de deuses, semi-deuses e heróis que tentam contar e explicar a origem das coisas, só que de um jeito cultural, em meio de crenças.
Um exemplo é a história de Prometeu e Epimeteu, que criaram os animais, dando a cada um dom, e depois criando o homem. Esse mito tenta explicar a criação dos animais e dos homens e, fala também, sobre como o homem passou a ter domínio sobre os animais, já que a eles foi dado o fogo dos deuses.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Introdução ao blog

Olá, nós somos Isabela, Juliana e Plínio, uhuuuuuuuull. \o/
e esse é o nosso blog Apolo Rules, já que o nosso deus favorito é o Apolo. 
Nosso Blog tem como objetivo principal a introdução e explicação da mitologia grega e sua relação com a filosofia.
Esperamos que nosso blog desperte o seu interesse nos assustos relacionados a mitologia.
Flw aeeew manoooluko